bem-vindos

segunda-feira, 31 de março de 2014


O camelo e a agulha

Baseado em Mateus 19:24



(Leve a gravura de um camelo ou um camelo de borracha, e a figura de um dromedárioe uma agulha de bordar com fundo grande)

Esse é um ______________? Muito bem é um camelo. E seu nome é Andarilho, porque ele pode andar muitos quilometros, até 100km sem se cansar, sem comer e sem beber água.
Andarilho come folhas e galinhos verdes das plantas e quando bebe água, bebe 120 litros; é um tanque de água para ele sozinho. Por isso que Andarilho pode passar dias sem beber água.
E porque Andarilho não precisa de beber água todos os dias, seu dono aproveita para viajar pelo deserto montado nele. Vocês sabem que no deserto nào há nenhuma gota de água, não é mesmo? Mas Andarilho não se incomoda com isto,pois ele não sente sede.
Andarilho tem duas montanhas nas costas, que se chamam bossas ou corcovas. Os dromedários (mostre a figura) são da mesma família dos camelos, porém tem uma coisa diferente. Sabem o que é? Isso mesmo. Ele só tem uma bossa ou corcova.
Sabiam que lá na região onde Andarilho e os outros camelos vivem, as pessoas tomam leite de camela e comem sua carne também.?
Mas o dono de Andarilho gosta muito dele porque é um animal bastante forte e pode carregar muitas coisas em suas duas corcovas, bem como no meio delas.Ele pode até mesmo levar sua mudança ali, como: barraca, cadeira, mesa, roupas,panelas, além do próprio dono.
Eu creio que Jesus conhecia Andarilho. Acho até que Jesus o estava observando, quando chegava de viagem com seu dono. Eles pararam perto do portão de uma cidade e Jesus falou alguma coisa sobre o camelo Andarilho.
E sabe o que Jesus disse? Ele falou: “e mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no céu.”(Mateus 19:24)
Você acha que um camelo com Andarilho passa pelo fundo de uma agulha? Eu acho que não, porque ele chega a medir 2 m de altura. Vamos chamar o irmão (chame o homem mais alto da igreja) e Andarilho é mais alto que ele. Você acha que o irmão (nome) consegue passar pelo buraco desta agulha?
Será que Jesus não quer os ricos no céu? Não, claro que não!
Quando Jesus falou sobre o buraco de uma agulha estava se referindo a uma porta mui pequena que se encontrava ao lado da porta principal do muro da cidade. Quando o sol descia no horizonte, essa porta grande com duas partes, deveria ser fechada por várias pessoas, pois era mui pesada. Caso algum viajante chegasse tarde, essa porta não poderia mais ser aberta. Vocês imaginam por quê. Era muito complicado! Mas era aberta a agulha, que era a porta menor. Só imaginemos o pobre camelo tentando passar por essa porta tão pequena! Às vezes, conseguia, porém quão díficil era!
Assim comparou Jesus o difícil  que pode resultar às pessoas que tem muito dinheiro e estão tão ocupadas, cuidando dele, que não lhe sobra tempo para ler a Bíblia, ir à igreja louvar a Deus e orar.
As crianças também podem investir melhor o seu tempo. Isto quer dizer que devemos passar menos tempo brincando, assistindo televisão, vendo filmes, jogando games, conversando ou brincando na INTERNET.
Peçamos a Jesus que nos ajude a amar  as coisas celestiais; coisas importantes como: histórias da Bíblia, igreja, lição da Escola  e jamais descuidar da oração. Oremos.

http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/o%20camelo%20e%20a%20agulha.html


domingo, 30 de março de 2014



























13ª Semana de oração

Você prefere um elefante ou uma girafa? Nova terra


Baseado em Isaías 35:9 
(Tenha uma figura de uma girafa ou uma girafa de pelúcia e leve algumas folhas de acácia. Tenha também a gravura de um elefante).

 Que nome daremos à girafa mais simpática? Poderemos chamá-la Gigi, certo? Como toda girafa, ela é muito alta e pode medir até 5,30 metros de altura,(comparar com algum edíflcio que seja conhecido das crianças) quando estica seu grande pescoço para alcançar as folhas do alto das árvores. Humm, Gigi gosta muito de comer, especialmente as folhas de acácia! 
Sua língua é muuuuuuito comprida; mede 40 cm (mostrar uma fita do tamanho) e é com essa sua grande língua que ela apanha as folhas. 
Gigi também corre muito, até 50 Km/h e os pais de vocês só correm 20 Km/h! Nas cidades podemos encontrar girafas como Gigi que vivem protegidas em lugares chamados Jardins Zoológicos. 
Um dia, uma criança que admirava as elegantes girafas, perguntou ao pai, se no céu haverá girafas. E, sabe o que ele respondeu? 
SIM! 
O papai também acrescentou que na Nova Terra todos os animais seriam mansos e que ali as crianças poderiam brincar com elas. 
O meninozinho, então disse: 
- “Eu vou pedir a Jesus, que quando eu for viver na Nova Terra, eu seja dono de uma enorme girafa como esta. Quero subir pelo seu pescoço e depois escorregar até o chao! Será que ela vai gostar de ser minha amiga?”
Se as girafas falassem, Gigi, certamente, diria que sim, pois ela também gostaria de viver na Nova Terra e ser amiga das crianças.
Também a girafa preferiria ter plantas de acácia bem pertinho dela, porém o que a girafa nao sabe é na Nova Terra haverá folhas e frutas muito mais gostosas que as que existem hoje.
É verdade, crianças! Vocês vão ser muito felizes ali brincando com os animais, comendo frutas saborosas e, principalmente, conversando com Jesus.
Porém, ao escutar o menino, uma menina também falou a seus pais: “E eu gostaria de ter um elefante bem grande como aquele. Quero subir nele para andar e segurar em suas enormes orelhas. Quero descer escorregando pela sua tromba.”
“Mamae!”disse o menino, “eu vou querer brincar com o elefante dela. Quero que ele esguiche água em mim. Vai ser divertido!”
Na jaula vizinha, vivia um enorme elefante africano de 3,5m de altura (compare com alguma construção que eles conheçam). Cada uma das presas do elefante pesa aproximadamente 70 kg.
O elefante come 300 kg de comida por dia! Que bom que no céu teremos suficiente alimento! Nao sei qual será o alimento do elefante ou da girafa no céu, porém Jesus já providenciou tudo. Ali as folhas nunca vão e as frutas nunca irão faltar nem estragar e elas serão deliciosas todo o tempo!
E você, também quer viver ali? Vamos orar pedindo a Jesus que nos ajude a estarmos prontos para viver na Nova Terra, quando Ele vier nos buscar.

http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/voce%20prefere%20um%20elefante%20ou%20uma%20girafa%20int%20nova%20terra.html





sábado, 29 de março de 2014



Baseado em Mateus 15:27 
(Leve algumas figuras de cães ou cães de pelúcia)


VOU LEVAR UMAS LUVINHAS QUE FIZ DE CACHORRINHOS E TIRAR DE DENTRO DA BIBLIA.
Quem tem cachorro aqui? Deixar que falem tudo (ou quase tudo o que quiserem)...rs
Eu tenho um... amo meu dog... é o Buzz, LEVAREI FOTO DELE... e falarei dele um tico...
Aí começo a tirar de dentro da minha bíblia as luvinhas e vou distribuindo a eles...
E então começo a relatar...


Nesta história temos dois ou mais cãezinhos que talvez fossem do mesmo dono. Eles não eram de raça. Que nomes são comuns entre os cães? Todos os dias eles saíam para passear com seus donos e as crianças da aldeia. Esses animaizinhos corriam à frente das crianças e ao serem chamadas pelos seus nomes, voltavam correndo com a língua de fora e movendo a cauda.
Eles gostavam de brincar com as crianças, assim quando as crianças corriam, eles corriam juntos.
Mas a vida dos cãezinhos não era somente brincadeira. Eles também cuidavam da casa. Se um estranho aparecesse no portão, a família era alertada pelos latidos nervosos dos cães.
Uma vez por semana seus donos enchiam uma bacia com água e sabão e davam um bom banho em seus cãezinhos. Eles bem que tentavam escapar, mas as crianças corriam atrás deles e os traziam de volta. Depois do banho, os cães se sacudiam bastante até que toda a água do pelo desaparecesse.                                                                                                                                   O que vinha depois era o melhor, pois recebiam um prato grande de comida e água limpa.
Mesmo estando bem alimentados, esses cães gostavam de se esconder debaixo da mesa da cozinha na hora do almoço. Sim, porque enquanto as crianças comiam sempre caía um pouco de alimento e eles enchiam a barriga daquelas sobras.
Acho que Jesus estava observando os cães ao comerem as migalhas que caíam da mesa. Por isso, num dia em que Jesus Se encontrou com uma mulher que não pertencia ao povo de Deus, Jesus Se lembrou desta cena.
A mulher estava muito angustiada porque ela só tinha uma única filha e a menina estava muito doente. Tão doente que todos pensavam que ela morreria.
Ao ver Jesus, disse a mãe: - "Por favor, Jesus, me socorra! Minha filha está muito doente!”
Em vez de acompanhar a mulher para ver a menina, Jesus apenas disse: “Não posso ajudá-la porque você não faz parte do povo de Deus e os pais não tiram a comida de seus filhos para dar para os cachorros.”
Então, a mulher respondeu imediatamente: “É verdade, Jesus. Mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos. O Senhor não tem alguma migalha de atenção e cura para a minha filhinha?”
Jesus não estava ofendendo aquela mulher com Suas palavras. Ele apenas estava falando aquilo que era o pensamento das pessoas que O ouviam. Elas pensavam que Jesus só podia ajudar quem era judeu porque Jesus era judeu. Em outras palavras, Jesus somente deveria ajudar as pessoas da sua raça, da sua família.
Assim como hoje há pessoas que pensam que Jesus só pode abençoar quem freqüenta a nossa igreja, quem é da sua família ou seus amigos. 
Mas a mulher estava ajudando Jesus a nos mostrar que Ele ama a todas as pessoas do mundo e está disposto a ajudar a qualquer um que tenha fé nEle! 
Jesus deve ter ficado feliz ao ouvir as palavras daquela mulher porque Jesus conhecia bem seus cãezinhos e Ele sempre os via debaixo da mesa na hora da refeição! Certamente, Jesus curou a filha daquela senhora chamada na Bíblia de mulher cananéia, atendendo o seu pedido.
Assim como Jesus curou a menina, ouvindo o pedido daquela mãe, Ele também ouve o seu pedido e atende às suas orações, quando você estiver doente como aquela menina.
Vamos orar agradecendo  a Jesus porque Ele quer ajudar a todos e peçamos que nos ajude a lembrar de contar isso às pessoas que ainda não O conhecem. 

http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/cachorrinhos%20debaixo%20da%20mesa.html


sexta-feira, 28 de março de 2014



Baseado na história de Eliseu em II Reis 2 
(Levar uma gravura de urso, um ursinho de pelúcia ou um dedoche.)

Quantos de vocês já viram a gravura de um urso? Os ursos são animais enormes. Eles tanto podem andar nas quatro patas, como podem andar em apenas duas. Quando um urso está em pé, nas duas patas, pode ser bem maior do que um homem.
Normalmente os ursos não atacam as pessoas, somente se eles se sentirem ameaçados, mas não podemos dizer que eles são amigos do homem, pois eles são animais ferozes. Os ursos se alimentam de plantas, de mel e de carne.
Vocês sabiam que a Bíblia conta uma história muito triste sobre duas ursas?
Tudo começou quando Eliseu ainda era auxiliar do famoso profeta Elias. Um dia, Elias chamou Eliseu  e disse-lhe que ficasse em casa, enquanto ele iria a uma outra cidade. Mas Eliseu não quis ficar sozinho  e acompanhou Elias até à cidade. Lá chegando, Elias disse-lhe que esperasse ali, enquanto ele iria para outra cidade.
Mas Eliseu novamente acompanhou Elias. Então o profeta saiu da cidade  e enquanto iam andando, subitamente, uma carruagem brilhante como o fogo passou por eles e levou Elias para o céu.
Agora Eliseu ficou sozinho. Tomou a capa de Elias que caíra, enquanto esse subia, e voltou para casa. A todos os que perguntavam por Elias, Eliseu lhes contava o que havia acontecido.
Entretanto, um dia, enquanto Eliseu estava viajando por uma estrada, encontrou-se com um grupo de rapazes e meninos adolescentes.
Quando eles viram Eliseu passando, começaram a rir do profeta e a zombar dele e de sua história. Eliseu era careca, e os rapazes começaram a dizer: “sobe, careca, sobe.”
Que coisa feia estavam fazendo aqueles meninos! Eles estavam duvidando da palavra de Eliseu, o profeta de Deus, dizendo que não acreditavam que Elias tivesse ido para o céu. E mais, zombavam chamando o pastor Eliseu  de “careca”.
Deus Se entristece quando somos irreverentes, quando zombamos das coisas sagradas. Não podemos zombar da Bíblia, nem correr, falar ou brincar dentro da igreja.
Deus também não se agrada quando zombamos das pessoas mais velhas do que nós. E, muito menos quando zombamos, criticamos ou falamos mal do 

pastor.
Ao serem irreverentes e mal educados, Deus se afastou daquele lugar onde estavam os rapazes e, sem a proteção divina, apareceram duas ursas por trás das árvores, as quais obedecendo a Deus castigaram aqueles 42 jovens desobedientes e zombadores.
Não vale a pena ser irreverente. Não vale a pena zombar. Quando agimos como aqueles rapazes, perdemos e proteção e o cuidado de Deus.
Vamos orar pedindo a Jesus que nos faça sempre reverentes na igreja e nas coisas de Deus e que sejamos respeitosos para com as pessoas adultas e também com nossos companheiros.

Fonte : http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/o%20almoco%20das%20ursas%20eliseu%202%20reis.html

quinta-feira, 27 de março de 2014



Baseado na história de Elias – I Reis 17:1-7 

(Levar a figura de um corvo, ou um corvo de EVA, borracha, etc.) 


Vocês gostam de compartilhar seu lanche na escola? Imaginem que todos os dias vocês tivessem que dividir seu iogurte ou sua maçã, ou seu sanduíche com alguém. Vocês gostariam de comer só a metade de sua merenda? Eu vou contar agora a história de uns pássaros que tiveram que dividir seu lanhe por vários dias. 
A história começa bem antes, quando o profeta Elias disse para o mal rei Acabe que Deus estava muito triste, pois todo o reino de Israel estava adorando ídolos! Assim que Deus permitiu que uma grande seca acontecesse. 
Por três anos não choveu, nem caiu sereno. Toda a grama, árvore e flores secaram; toda a água dos rios e lagos também. 
Acabe mandou procurar Elias por toda a parte. Ele queria castigar o profeta, crendo que ele era responsável pelo que lhe acontecia. 
Deus protegeu o profeta, guiando-o até um córrego cristalino. Enquanto todos estavam com sede, Elias tinha água fresquinha. Mas só havia água e nada mais. E ele estava sentindo fome.
De repente, Elias viu um bando de corvos voarem por cima da sua cabeça. O que esses tem no bico? A resposta chegou logo em seguida: Comida! Que bom, pensou Elias! E agradeceu a Deus. 
No dia seguinte e no outro, e no outro dia também. 
Cada dia Elias viu os corvos trazendo alimento para ele. Por que estes pássaros faziam isto? Por que foi Jesus quem criou aos corvos e foi  Jesus quem  os usou para alimentar o faminto profeta Elias.
Quando Jesus viveu aqui na terra, disse que é Ele quem dá alimento ás aves. Ele também disse que é Ele que nos dá o alimento a cada dia. Jesus dá saúde ao seu papai, para que trabalhe e traga dinheiro e a mamãe possa comprar o alimento. E, se algum dia, o alimento faltar em sua casa, lembre-se da historia de Elias e peça a Deus que lhe envie alimento. Com certeza, Jesus poderá enviar uma pessoa para  ajudá-lo, assim como Ele enviou os corvos para sustentar Elias.


fonte: http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/passaros%20dividiam%20seu%20lanche%20elias%201%20reis%2017.html


quarta-feira, 26 de março de 2014



                                                 Um peixe enjoado

Baseado na historia de Jonas capitulo 1

Quantos aqui já viajaram de barco? Eu também já passeei de barco. Vocês sentiram enjôo com o balanço do barco? Vocês acham que os peixes sentem enjôo e vontade de vomitar quando o mar balança suas águas? Claro que não! Mas hoje quero contar-lhes a história do dia em que o nosso peixe sentiu vontade de vomitar. Que nome daremos ao peixe de nossa história?
A história começa muito antes, no dia em que Deus pediu a Jonas que fosse até uma cidade chamada Nínive para pregar. Deveria advertir-lhes que parassem de fazer coisas erradas e violentas. Pois eles seriam destruídos.
Mas Jonas teve medo. Ele pensou: se eu falar para aquelas pessoas deixarem de ser más, talvez elas vão me tratar com raiva e até vão querer me matar!” afinal, Nínive era a capital da Assíria e o assírios eram inimigos ferozes do povo de Israel.
Então, em vez de obedecer a Deus, Jonas resolveu desobedecer. Em vez de tomar o barco que ia para Ninive, ele tomou o barco que ia para Társis. Deus em sua misericórdia, sempre nos guia e cuida de nós; por isso quando começou aquela forte tempestade e o navio, no qual Jonas estava começou a ser jogado de um lado para o outro, Deus tinha tudo sobre Seu controle.
Os marinheiros assustados começaram a atirar parte da carga ao mar, e quando viram Jonas dormindo, despertaram-no e lhes perguntaram a razão dessa tempestade. Ele explicou tudo e como estava fugindo da presença de Deus. E agora? Jonas disse que deveriam jogá-lo ao mar e a tempestade passaria. Os marinheiros não queriam que Jonas morresse afogado, mas, finalmente, como o navio estava quase afundado, resolveram jogar o profeta ao mar.
Jonas foi logo afundando, afundando, porém foi nesse momento, que Deus enviou um grande peixe que engoliu o profeta. Assim, o teimoso profeta foi salvo de uma morte certa. Enquanto estava dentro da barriga do peixe, Jonas teve três dias para se arrepender da teimosia e pedir perdão.
Enquanto isso, o pobre peixe passava mal! Nunca sua comida lhe fizera sentir tanto enjôo. Então Deus dirigiu o peixe para a praia. E lá já pertinho da areia, o peixe abriu sua boca enorme e vomitou. Vomitou Jonas...
Ug! Deve ser horrível ser vomitado! Porém, Jonas estava contente! Afinal, ele saíra são e salvo de dentro do peixe. E agora, sabe qual a primeira coisa que ele fez? Foi à Nínive pregar a mensagem de Deus.
Às vezes, Deus precisa fazer muitas coisas para nos salvar.
Crianças, peçamos a Deus que nos ajude a ser obedientes e assim como Jonas, não precisaremos passar por situações difíceis.



fonte http://www.historiasbiblicas.advir.com/animais%20da%20biblia/um%20peixe%20enjoado%20jonas%20capitulo%201.html



terça-feira, 25 de março de 2014



                                Pedro nega Jesus

Pedro ainda estava lá embaixo no pátio, quando apareceu uma das empregadas do Grande Sacerdote. Ela viu Pedro se esquentando perto do fogo, olhou bem para ele e disse:
— Você também estava com Jesus de Nazaré.
Mas ele negou, dizendo:
— Eu não o conheço. Não sei do que é que você está falando.
E saiu para o corredor. Naquele momento, o galo cantou.Quando a empregada viu Pedro ali, começou a dizer aos que estavam perto:
— Este homem é um deles.
Mas ele negou outra vez. Pouco depois, as pessoas que estavam ali disseram de novo a Pedro:
— Não há dúvida de que você é um deles, pois você também é da Galileia.
Aí Pedro disse:
— Juro que não conheço esse homem de quem vocês estão falando! Que Deus me castigue se não estou dizendo a verdade!
Naquele instante o galo cantou pela segunda vez, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: “Antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece.” Então Pedro caiu em si e começou a chorar.

==================================
Quem sabe imitar um galo? Como ele canta? 

Bem, eu acho que ele canta assim: “não mintam!” Não é mesmo? 
Vou provar para vocês que foi assim que o galo cantou. 
Bem, o animal de nossa historia ajudou um homem adulto a lembrar que não é bom mentir. E tudo começou muito antes do nosso personagem entrar em cena.
Muito antes de criar o mundo, Jesus já havia Se oferecido para vir morrer pelo homem, caso surgisse o pecado algum dia.
Por isso, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e pecaram, Jesus fez-lhes a promessa de que viria um dia viver entre os homens e morrer por eles.
No tempo certo Jesus veio. Ele nasceu como um bebê; cresceu como um menino, assim como o... (cite o nome de um menino da igreja), depois Se tornou um juvenil como o... (cite o nome), um adolescente como o... (cite o nome) e finalmente um jovem como o... (cite o nome).
Agora já era tempo de Jesus começar Sua Missão de falar de Deus, de Seu amor e de Seu interesse em salvar as pessoas de seus pecados. Jesus então convidou doze homens para estarem com Ele, para que aprendessem e depois pudessem continuar ensinando o que Ele ensinava.
Havia um entre eles, que parecia ser o melhor discípulo, Pedro. Ele era falante e sempre que Jesus fazia uma pergunta, ele era o primeiro a responder. Além do mais, sempre dizia que amava a Jesus mais que todos os outros. E quando Jesus disse que um deles O Trairia, Pedro foi o primeiro a dizer: “Eu não! Jamais irei traí-Lo.”
Porem, quando Jesus estava por ser preso, Ele lhes contou que todos que todos fugiram e O deixaram sozinho. Pedro imediatamente disse: mesmo que todos te deixem eu jamais Te deixarei.
Pedro era valente e certa vez, ele teve a coragem de andar por sobre as águas do mar, em meio a uma tempestade para se encontrar com Jesus. Mas, por causa do seu orgulho, acabou afundado e teve que ser salvo por Jesus. 
Quando Jesus estava sendo preso, ele pegou uma espada e quis defendê-lo, e acabou cortando só a orelha de um dos soldados. Então Jesus teve que colá-la no lugar.
Imediatamente, todos os discípulos, cheios de temor, fugiram, inclusive quem? Pedro. 
Arrependido, ele voltou a acompanhar Jesus, mas... bem de longe. Foi então que ele entrou na casa do sumo sacerdote e viu como maltratavam a Jesus. O coração de Pedro doeu, pois ele O amava. 
Timidamente, aproximou-se de uma fogueira para se esquentar. Uma das empregadas daquela casa apareceu e olhando a Pedro disse: Você é um  dos amigos de Jesus. 
Assustado Pedro respondeu: Eu não! Não sei quem é Jesus. Outra mulher também olhou para Pedro e disse que tinha certeza de que ele era um dos amigos de Jesus, pois ate mesmo o vira com Jesus. Outra vez Pedro se defendeu dizendo não conhecê-lo. Pela terceira vez, um homem repetiu que Pedro só podia ser amigo de Jesus, pois falava como Ele.
Agora crianças, para provar que não era amigo de Jesus, Pedro até xingou e falou palavras feias, mentindo. Então o galo da nossa historia entrou em cena e cantou. E parecia que cantava assim: É mentiiiiiiira! É mentiiiiiiiiira!
Pedro lembrou-se então das palavras de Jesus, olhou para Ele e viu que o Mestre também o estava contemplando. Envergonhado por suas mentiras e traição, ele saio correndo daquele lugar e chorou amargamente. 
Que bom que mais tarde, depois da morte e ressurreição de Cristo, Pedro pode pedir perdão a Jesus! 
Mas crianças, todas as vezes que vocês sentirem desejo de mentir, lembre-se de Pedro e do canto do galo. 
Peçamos a Jesus que nos ajude a dizer sempre a verdade!