bem-vindos

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


1. O nome “Bíblia”?
 O nome “Bíblia” vem do grego “Biblos”, nome da casca de um papiro do século XI a.C. Os primeiros a usarem a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos de Cristo, no século II d.C.

2. Os idiomas da Bíblia.
Foram usados três idiomas em sua confecção: hebraico, grego e aramaico.

3. O tempo de Escrita da Bíblia e seus escritores.
Ela foi escrita aproximadamente em um período de 1.600 anos, por cerca de 40 escritores que viveram em épocas diferentes, em culturas diferentes, abrangendo uma variedade de tópicos,  no entanto, ela demonstra uma unidade de temas e propósitos que só se explica como tendo uma mente diretriz: O Espírito Santo.
 
4. Quantidade de livros da BÍBLIA
O Antigo Testamento é composto de 39 livros ao passo que o Novo de 27, ao todo somam-se 66 livros. A versão Católica conta com 7 livros a mais (Apócrifos) do que na protestante, totalizando assim 73 livros: 46 no Antigo Testamento e 27 no Novo.  
A palavra "Apócrifo" vem do grego "Apokryphos" e significa "oculto" ou "não autêntico". A relação dos livros apócrifos são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. 

 
5. Publicação da Bíblia
A Bíblia foi primeiro livro a ser impresso no mundo, logo após a invenção da imprensa pelo alemão João Gutenberg, e está publicada em mais de duas mil línguas e dialetos.  
Você sabia que a Bíblia é o livro mais vendido no mundo?

 A impressão da primeira Bíblia em português
 A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
  
 Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional. 

6. Quando a Bíblia foi dividida em capítulos?
A divisão em capítulos foi introduzida pelo teólogo e professor universitário parisiense Stephen Langton, em 1227 com o objetivo de facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus.  

7. Quando a Bíblia foi dividida em versículos?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos

  Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530.
 A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça.
  A primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.
 Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d'Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no  ano de 1551. D'Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

8. Quem foi João Ferreira de Almeida?
 O nome João Ferreira de Almeida está intimamente ligado às Escrituras Sagradas. Afinal, é ele o tradutor – ainda que não o único – das duas edições da Bíblia mais usadas e apreciadas pelos cristãos brasileiros: a Revista e Corrigida e a Revista e Atualizada, ambas distribuídas pela SBB.
João Ferreira trabalhou como pastor, missionário e tradutor, durante a segunda metade do século XVII.
 Nascido na cidade de Torres de Tavares, em Portugal, Almeida morreu em 1693 – na Batávia, atual ilha de Java, Indonésia. Com apenas 16 anos, João Ferreira de Almeida deu início à tarefa de traduzir a Bíblia, a qual se dedicou até o final de sua vida.

9. Revelação X Iluminação
Quando o cristão lê, estuda, medita na Palavra de Deus, o Espírito Santo revela e ilumina. Ninguém consegue aprender a Palavra de Deus sem a iluminação e revelação do Espírito Santo. (1 Co 2:11; Sl 119:97-100).
REVELAÇÃO: a exposição da verdade. É uma abertura objetiva da verdade.
ILUMINAÇÃO: compreensão desta verdade descoberta. 


10. Princípios de interpretação da Bíblia - Uma noção básica dos princípios de hermenêutica bíblica
O termo "hermenêutica" deriva do grego hermeneuein, "interpretar". A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Escrituras. Permite determinar o sentido literal da Palavra de Deus.
 O próprio Pedro admitiu que há textos difíceis de entender: "os quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição" (2 Pedro 3:15 e 16).
A arma principal do soldado cristão é a Escritura, e se desconhece o seu valor ou ignora o seu legítimo uso, que soldado será? (2 Timóteo 2:15).
 
http://prvalmirferreira.blogspot.com.br/2012/09/hermeneutica-principios-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário