Uma palavra aos Jovens
Aproveitando a história de Jacó, que trabalhou 7 anos por amor de Raquel e depois foi enganado pelo sogro teve Lia ou Léa como esposa, e mesmo assim não desistiu e trabalhou mais 7 anos por Raquel, quero compartilhar com vocês um assunto que ronda a cabecinha de alguns jovens bem cedo, que é sobre o namoro. Algumas pessoas não vêem mal algum em deixar seus filhos namorando tão cedo, pelo contrário até incentivam; e sem contar também que a televisão mostra isso a todos os instantes. Devido a isso algumas meninas já não brincam mais com suas bonecas e sim aguardam a chegada de uma criança de verdade. Mediante a esse fato algumas param de estudar, para cuidar de seus filhos, outras têm que trabalhar para ajudar no sustento e sem contar no pior: algumas fazem até aborto para se verem livre da criança , correndo risco até de perde a vida.
Porém, em meio a uma sociedade ainda há aqueles que desejam construir um lar feliz e um casamento duradouro repleto de bençãos. A essas pessoas alguns ensinamentos bíblicos para que possam colher a felicidade e alegria.
Antes de se pensar em namorar, é importante que o jovem responda a algumas perguntas :
1) Por que quero namorar ?
Nem todos que namoram querem um compromisso sério, alguns desejam apenas "usar" a pessoa, sem se preocupar com os sentimentos dela. Esse é um namoro mundano, egoísta sem princípios bíblicos de respeito ao próximo. O namoro deve ter objetivo de conhecer alguém ideal para se constituir uma família.
2) Qual o momento certo para o jovem começar um namoro ?
Em Eclesiastes 3.1 , a bíblia diz que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Antes de se pensar em namorar, com o objetivo de casar, é preciso que a pessoa esteja preparada em pelo menos três áreas. A primeira delas é a vida espiritual. Se a pessoa não tiver um encontro com Deus, tentará preencher seu vazio interior com a presença do namorado ou namorada. Se quisermos edificar uma família, é necessário que nossa vida esteja, primeiramente, edificada na Rocha - Jesus. A segunda área é a emocional. Além de estar preparado espiritualmente, é necessário que a mente e as emoções também estejam de acordo com os princípios divinos. Na televisão, a mensagem aos casais é que resolvam seus problemas arranjando um amante, ou se separando. Se o cristão não renovar seus valores e sua mentalidade com os conselhos de Deus, ele passará a agir como o mundo age " Olho por olho, dente por dente ". Para um casal ser bem-sucedido em seu relacionamento, é preciso que eles cresçam , deixando brotar os frutos do Espirito. E a terceira área que deve ser preparada antes de se planejar um namoro é a vida material. Jacó desejava se casar com Raquel. Para tanto trabalho alguns anos para o seu sogro. Atualmente vemos alguns jovens se casando sem condições financeiras, instalando-se na casa de familiares, o que muitas vezes acarreta brigas e desunião. Alguém pode questionar: "Mas isso leva muito tempo! para casar é só juntar as trouxas, e pronto ". Engana-se quem assim pensa , há vários casamentos que terminaram quando a dificuldade financeira apareceu. É diferente o caso quando a pessoa já está se preparando e de repente ocorre dela ficar desempregado, neste caso deve clamar a Deus por socorro.
3) Com quem vou namorar ?
Quando o rapaz ou a moça sentir que o tempo de namorar chegou, deve entrar em oração e pedir a Deus uma pessoa, descrevendo as características desejáveis. Dentre elas, a principal é que ele ou ela professe a fé em Cristo, confessando - O como Senhor e Salvador. Depois de que você orar, creia em Deus que Ele enviará a pessoa certa para você; tenha paciência para esperar. Se for a pessoa certa, Deus também colocará o mesmo sentimento por você dentro do coração dela.
(Fonte :alguns trechos da carta Viva- março /2000 - missionário RR soares)
Sem comentários:
Enviar um comentário