Oração não respondida ( Parte 2)
Perseverança
" E contou-lhes também uma parábola, sobre o dever de orar sempre e nunca se acovardar ( desfalecer,perder o ânimo e desistir ) " ( LC 18.1)
Jesus disse que temos que orar e não desfalecer ! Quando oramos, temos que orar com tamanha ousadia santa a ponto de não desistirmos até recebermos a resposta. Se não recebermos a resposta da primeira vez que oramos, devemos voltar pela segunda vez. Se não recebermos a resposta na terceira, quarta, ou até na centesima vez, temos que perseverar na fé até recebermos. O pai deseja que nós nos aproximemos dEle com uma persistencia e uma forte determinação que não desistimos por causa de alguma recusa ou demora aparente da Sua parte. Para receber de Deus você deve estar disposto a perseverar na fé ! Jesus disse que temos que orar e não desfalecer, ou desistir.
Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães,
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
Lucas 11:5-8
Pois que um amigo meu chegou a minha casa, vindo de caminho, e não tenho que apresentar-lhe;
Se ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar;
Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister.
Lucas 11:5-8
A palavra " importunação" no versiculo oito é muito importante. Ela basicamente significa incomodar, aborrecer com súplicas repetidas. Refere-se à determinação persistente na oração que não se envergonha por causa de uma recusa ou demora aparente por parte de Deus. Note que Jesus ensinou esta parábola e a persistência na oração depois do pedido dos discìpulos, " Senhor, ensina-nos a orar ".
Nesta história, o homem entrou na casa de seu amigo comgrande confiançae expectativa. Ele acreditava plenamente que,quando apresentasse a sua necessidade, seu amigo o ajudaria e lhe daria o que precisava. Seu pedido era urgente ! Ele não podia voltar para casa de mãos vazias. Mas o pedido urgente encontrou uma negativa direta ! O homem ficou chocado e sem dúvida se surpreendeu com a resposta do seu amigo. Ele nunca esperou uma negativa de seu bom amigo. Ao invés de dar meia volta e ir para casa sem os três pedaçõs de pão que precisava, ele continuou a perseverar e a pressionar no seu pedido até que a porta foi aberta e sua necessidade foi suprida. O homem era totalmente desprovido de vergonha na sua persistência. Posso imaginar o homem dizendo : " O que significa isto, que você não pode levantar e me ajudar ? Estou desesperado ! Não tenho mais nínguém para me ajudar. Você tem que me socorrer. Não vou embora enquanto vo~cê não se levantar e me ajudar. Ficarei aqui a noite toda, se for necessário !
Nesta ilustração, Jesus enfatizou que, embora o homem não se levantasse e ajudasse seu amigo na base da amizade entre eles, por causa da importunação do seu amigo, da sua persistência desavergonhada, que se recusava a desistir, ele se levantaria e lhe daria o que ele precisava. O ensinamento de Jesus é muito claro. Quando não recebemos imediatamente uma resposta às nossas orações, ou enfrentamos uma demora prolongada, não devemos permitr que nos enfraquecemos ou nos tornemos espiritualmente preguiçosos e desistimos. Com esta mesma persistência, temos que continuar a ir diante de Deus e pressionar pelas nossas petiçoes com intensidade crescente e fé, até recebermos a resposta. Este tipo de oração persistente nunca desfalece nem se esgota. Ela é motivada e sustentada por uma fé que não desistirá.
Jacó foi um dos guerreiros santos de Deus. Ele lutou na oração a noite toda e prevaleceu com Deus. Recusou-se a desistir. Ao raiar do novo dia, quando o Anjo do Senhor disse a este que o deixasse ir, Jacó disse : " Não te deixarei ir, se não me abençoares " ( GN 32.26) O Anjo o abençoou imediatemente.
Elias foi um guerreiro santo. Ele orou sete vezes em sucessão antes de prevalecer, e Deus abriu os céus e enviou chuva depois de três anos e meio de fome e seca. Depois que ele prefetizou ao rei Acabe que ia chover, Elias subiu ao cume do Monte Carmelo. Elias não sabia quanto tempo ia levar. Ele continuou a lutar, a perseverar na fé, sabendo que Deus enviaria a chuva em resposta à sua oração.
Daniel foi um dos guerreiros santos de Deus. Ele orou e jejuou por 21 dias antes que a resposta chegasse. Sua oração foi ouvida exatamente no primeiro dia. Mas Daniel não sabia disso. Ele parou de orar ? Não ! Ele perseverou na fé. No décimo quinto dia, Daniel não disse : " Tenho jejuado e orado durante quinze dias e Deus não respondeu. Eu devo parar de orar ". Não ! Daniel creu que deus ia ouvir e responder a sua oração. Ele não sabia quanto tempo levaria, mas estava determinado a perseverar até receber a resposta. Depois de 21 dias, chegou um anjo com a resposta. O anjo disse a Daniel que depois do primeiro dia sua oração fora ouvida, mas que tinha lutado com um principado demoniaco durante 21 dias até que Miguel, o arcanjo veio ajudá-lo. Você já imaginou o que teria acontecido se Daniel tivesse parado de orar no vigésimo dia ? Uma coisa é certa : ele teria perdido a resposta que deus desejava dar-lhe.
Sem comentários:
Enviar um comentário