Mali
História e Política
País da África Ocidental, o Mali faz fronteira com Mauritânia, Argélia, Senegal, Guiné, Costa do Marfim, Burkina Faso e Níger. O que se sabe sobre a história desse país é que ele foi palco de antigos reinos africanos como o Império Gana. Populações teriam migrado do deserto do Saara para a região do vale do Níger há 5 mil anos. No século 11 os berberes almorávidas começaram a islamizar a África Ocidental. Nos séculos 15 e 16 desenvolve-se na região o Império Songhai que se tornaria um dos centros de difusão islâmica. Seu território foi dominado pelos franceses no século 19 e torna-se parte do "Sudão Francês".
O país se torna independente do domínio francês e é transformado em uma república em 1960. De 1968 a 1991 o país fica sob o comando ditatorial de Moussa Traoré. A década de 1990 seria particularmente difícil para a população mali devido aos diversos conflitos entre forças do governo e rebeldes tuaregs que lutam por seus direitos. As primeiras eleições democráticas do país foram realizadas em 1992.
Atualmente o Mali enfrenta duas grandes ameaças. A primeira diz respeito aos grupos separatistas que querem dividir o país entre sul (rico e desenvolvido) e norte (pobre). A segunda ameaça são os grupos radicais islâmicos que atuam na região do Sahel. No início de 2012 vários grupos rebeldes lutaram no norte do Mali pela independência de seus territórios ou por uma maior autonomia.
Esses conflitos resultaram na queda do então presidente Amadou Toumani Touré (golpe de Estado) quando os militares tomaram o poder alegando que Touré era incapaz de barrar as revoltas rebeldes e os ataques de grupos terroristas. O novo presidente do país é Ibrahim Boubacar Keita, eleito democraticamente em agosto de 2013.
População
O Mali é um país de composição multiétnica, há pelo menos 5 grandes grupos étnicos dentro do país, o que por um lado é bom por ter uma cultura diversificada, mas por outro é um fator de estranhamento e conflito entre os grupos quando seus interesses políticos e econômicos são diferentes. Cerca de 65% de sua população vive em áreas rurais e o maior centro urbano do país é a capital Bamako com mais de 1,5 milhões de habitantes. O Mali tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, pouco mais de 10%. O Francês é o idioma oficial do país, mas o mais falado é o Bambara um dialeto local.
Fonte: http://www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/mali/
Vamos Orar por Mali
Sem comentários:
Enviar um comentário